10 mulheres que mudaram nossa História

13/04/2017 | | |



Estamos cansadas de ver apenas no Dia da Mulher, mulheres que marcaram nossas vidas e nossa história. Mas, quero dizer para todos que: Todo Dia é Dia da Mulher. Todos os dias merecemos ser homenageadas e todos os dias deveríamos ter um espaço garantido nas mídias sociais, nos encontros, nos bate-papos. Infelizmente essa não é a realidade, mas, venho mudar ela de forma drástica. Por isso, vem comigo conhecer 10 nomes de MULHERES que mudaram nossa História e que contribuíram para hoje sermos o que tanto almejamos ser um dia!

1. Dandara dos Palmares 
Resultado de imagem para dandara esposa de zumbi dos palmares

Esposa de Zumbi dos Palmares, Dandara foi mãe de três filhos e forte aliada de Zumbi contra a escravidão no sistema de Quilombos dos Palmares. Era a favor da liberdade e lutou até a morte contra esse sistema. Essa mulher fez o nome na história não porque era negra, mas sim porque lutou bravamente pela liberdade dos negros da atualidade. Era uma das grandes estrategistas de resistência e foi figura central na defesa de seu povo. 

2. Maria da Penha 
Resultado de imagem para marinha da penha

O nome Maria da Penha, no Brasil, é conhecido pela Lei Maria da Penha! E sim, essa mulher, com semblante de vitória é a homenageada pela criação da Lei que proíbe qualquer tipo de agressão contra a mulher. Venceu pois foi fortemente atacada por seu marido por duas vezes. A primeira com um tiro que a deixou paraplégica e a segunda eletrocutada no chuveiro. Maria da Penha não só prendeu esse criminoso como batizou a lei que protege as mulheres contra a violência doméstica, tão comum no Brasil. 


3. Joana D'Arc 
Resultado de imagem para joana darc

Joana está ligada a Guerra de Cem Anos e foi condenada como bruxa por ouvir vozes que a estimulava a servir ao bem e a piedade. Escritores como Shakespeare e Voltaire escreveram poemas a ridicularizando e esta mulher foi esquecida durante anos pela História. Hoje é considera Santa e foi a Mulher que ergueu a bandeira branca na guerra e fez um exército de apenas 4 mil homens vencer a batalha e conquistar seu espaço. Foi figura primordial para a vitória, a perseverança e esperança!

4. Dilma Rousseff 
Resultado de imagem para dilma rousseff

De guerrilheira na década de 1970 a participante da administração pública em diferentes governos, Dilma Vana Rousseff tornou-se uma figura pragmática, de importância central no governo Lula. "Com o senhor nós vencemos. Vencemos a miséria, a pobreza ou parte dela, vencemos a submissão, a estagnação, o pessimismo, o conformismo e a indignidade". 

5. Marie Curie
Resultado de imagem para maria curie

Foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. A família Curie ganhou um total de cinco prêmios Nobel. Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris.

6. Rosa Parks 
Imagem relacionada

Foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.

7. Princesa Isabel 
Resultado de imagem para princesa isabel

De acordo com o historiador Roderick J. Barman: "na visão da posteridade, [Isabel] agiu decisivamente apenas uma vez em uma única questão: a imediata abolição da escravidão". De fato, é por essa realização, e exclusivamente por ela, que a princesa é amplamente lembrada pelo povo brasileiro. Como Barman também explicou, paradoxalmente este "exercício principal do poder pela qual a posteridade só se lembra dela [...] contribuiu para sua exclusão da vida pública". A própria Isabel escreveu um dia após o golpe de estado republicano: "se a abolição é a causa disto, eu não me arrependo; eu considero valer a pena perder o trono por ela".

8. Ada Lovelace 
Resultado de imagem para ada lovelace

Foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história

9. Madre Teresa de Calcutá 
Resultado de imagem para madre teresa de calcutá

Foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida em território sob Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia, e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação religiosa das Missionárias da Caridade, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das Sarjetas". Muito elogiada por inúmeras pessoas, governos e organizações, Madre Teresa de Calcutá também foi duramente criticada, especialmente por suas posições acerca do controle de natalidade, do aborto e da contracepção. Ela também foi criticada pelas condições das casas dos moribundos que ela cuidava

10. Valentina Tereshkova 
Resultado de imagem para Valentina Tereshkova

É a primeira cosmonauta e a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok VI. Transformada em heroína nacional após o sucesso de sua missão, condecorada por líderes soviéticos, russos e estrangeiros de várias gerações, nos anos seguintes se tornou proeminente na sociedade e na política do país, primeiro na União Soviética e depois na Rússia. Até os dias atuais, é a única mulher a ter feito um voo solo ao espaço.

Fonte: Wikipédia, UOL, Google Earth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo