20 TEMAS DE REDAÇÃO #ENEM2016

21/10/2016 | | |

Vamos continuar com nossa saga de temas que podem cair na Redação do Enem? Semana passada comentamos sobre 10 temas e essa, vamos falar mais 10! Já conferiu o post passado? Então vamos lá!

Livros digitais não é um tema recente, de fato. Há alguns anos já se pode perceber que os livros digitais estão ocupando um espaço na sociedade. Seja pelo preço ou pela facilidade de ir e vir; vários livros em um aparelho só. Com luminosidade adequada e tantas outras qualidades. Mas,há quem ainda prefira o cheiro das páginas. Com esse tema é importante que você pense em dois aspectos: o lado positivo, onde árvores não serão cortadas para a produção do papel, por exemplo, como também o lado negativo: a perda do contato pessoal com a obra, por exemplo. 

Quando falamos desse assunto um mundo todo se abre para criticar (kkk). Mas, só quem trabalha honestamente sabe o quanto nosso país ainda é um país de poucos. É um tema difícil de cair? Sim! Por que? Porque é um tema que afetaria diretamente os governos federais, estaduais e municipais. Pode cair? Pode. Então, o que fazer para não se centrar apenas na corrupção? Comente sobre a desigualdade social, pois é esse o motivo de sermos um país de poucos. Nossa sociedade vive um dilema onde o rico é sempre mais rico e o pobre sempre fica mais pobre.

Internet é sempre um assunto que não só o Enem, mas muitos vestibulares pelo Brasil aborda. O porquê disso? O impacto que ela exerce sobre as pessoas. Financeiramente por meio de trabalhos, economicamente através da venda e troca, além da educacional, por meio de aulas, vídeos, conteúdos etc. E os influenciadores digitais estão ai para isso, alguns vendendo produtos e testando, outros produzindo conteúdos e influenciando as pessoas positivamente ou não e até mesmo fazendo canais de educação, site de entretenimento. 

Um tema não tão social mas de cunho importantíssimo para a sociedade. A automedicação é comum no mundo e é um hábito equivocado de todos. Ao tomar um remédio sem prescrição médica você está sujeito a diversas reações. 

Não amigos, não foi o Mussum que fez esse título, foi erro de digitação mesmo haushaush. O vírus zika, encontrado no mosquito Aedes Aegypti é mais um vilão da atualidade. Causou inúmeros casos de microcefalia em bebês. Pode ser um tema específico ou voltado para a saúde pública. 

É lamentável, mas, ainda existem pessoas que acreditam que família é Pai, mãe e filhos, quando na verdade, família é amor. Este é um tema de cunho um pouco religioso, mas, no fim, bastante social. O que nos difere das outras pessoas? Nada!!! Perante a lei somos todos iguais e devemos ser tratados desta forma. Por isso, não importa qual seja sua opinião sobre o assunto. Ela segue os direitos humanos? Põe algum tipo de ser humano numa posição superior ao outro? Pense bem. 

Há 25 anos caia o Muro de Berlim, um muro que dividia a sociedade, os costumes, os amores. De que forma isso pode cair num exame do nosso país? Simples, todos os dias são criados muros que nos dividem, seja de forma social, política ou econômica. Muros que colocam negros de um lado, brancos de outros; ricos de um lado, pobre do outro; direita de um lado, esquerda de outro... 

"A Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de projetos de lei (PLs) e propostas de emendas constitucionais (PECs) ligadas à temática eleitoral, com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo seus defensores, maior correspondência entre a vontade do eleitor ao votar e o resultado final das urnas."

Duas coisas inteiramente ligadas: enquanto uns desperdiçam comida, outros passam fome. O que deve ser feito para minimizar o número de pessoas que morrem por esse mal? Pesquisas mostram que de 20 tomates coletados, menos de metade são consumidos. O que fazer? 

Talvez o mais polêmico dos temas que citei durante a saga. Reduzir ou não a maior idade penal? Os presídios brasileiros estão preparados para receber adolescentes? Seria esse o melhor método? Será que não sairiam ainda mais agressivos com o convívio com os outros presos? 


IMPORTANTE: 
A redação do Enem foge dos padrões dos outros vestibulares do Brasil. São exigidos que o aluno siga 5 competências básicas, ou seja, se seguir todos estes tópicos, com certeza você terá uma nota aprovativa. 
1 competência: domínio da norma padrão da língua: escrever corretamente, sem jargões e gírias, segundo os padrões da norma culta da lingua portuguesa. 
2 competência: compreensão da proposta e texto argumentativo: escrever sempre o que está sendo proposto pela banca da redação, ou seja, não fugir do tema. Ser claro e objetivo. E não se esqueça: o texto precisa ser de cunho argumentativo, com opiniões próprias sobre o assunto. 
3 competência: conhecimentos dos mecanismos linguisticos: ser coerente e ter coesão. Escrever seguindo os padrões estruturais, utilizar palavras que liguem orações, utilizar bem a gramática. 
4 competência: Argumentação: defender seu ponto de vistas usando argumentos válidos. Exemplo são: citações de livros, autores, estrofes de música; por meio da exemplificação, usando exemplos, citando aspectos históricos ou de outras disciplinas, sendo assim, interdisciplinar. 
5 competência: proposta de intervenção: criar um problema durante a redação e solucioná-lo na conclusão. Como fazer isso? Exemplo, se o tema é drogas. O problema seria: Qual o mal que a droga causa nos seres humanos? E a solução é: O que eu, a sociedade e o governo podem fazer para solucionar isso? Campanhas educativas, proibição do consumo?


Não se esqueçam nunca: você precisa obedecer aos direitos humanos.

Dúvidas ou sugestões de post com mais sobre o assunto? Deixa aqui nos comentários!!! Será um prazer fazer isso por você!!!


Beijo grande! 

Um comentário:

© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo