20 temas de redação #Enem2016

17/10/2016 | | |



Para quem está terminando o Ensino Médio, quer treinar seus conhecimentos ou simplesmente se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, é quase impossível não se assustar com a probabilidade de o tema da redação ser totalmente desconhecido. Sabemos que a maior chance é que caia temas sociais, tendo em vista o histórico dos temas passados, mas ainda assim, a imensidão de temas é amedrontar. Há quem fique feliz com a chegada do exame, já que o preparo de uma vida se resume nisso. Mas, a grande maioria, avassaladora, fica tensa só em pensar. Que tal conferir 6 dicas para o Enem? Com certeza irá te acalmar! 

A redação é a mais temida e por isso, trago para vocês 20 temas atuais (e com eles, uma breve explicação) que podem SIM serem temas da redação deste ano! Vamos cruzar os dedos para que eu acerte! 

Quando falamos de religião, nem parece que estamos em pleno século XXI, onde pessoas são vistas como pessoas e não como objetos manipulados por religião, política e adversidades. Mas, a verdade é que, a intolerância religiosa ainda é tão notória como no passado. O poder de escolha, hoje, é tão nada quanto antigamente. E, infelizmente, mortes por causa de religião ainda são comuns. E muito. Se questione: é realmente necessário brigar, ao ponto de matar, por simplesmente alguém acreditar em algo que você não acredita? 

 Cada um possui um modo de pensar, de agir. Cada um acredita ou não no que quiser: eis que surge a liberdade de expressão, onde você pode ser o que deseja, sem medo do que os outros vão dizer ou não ao seu respeito. Mas, será que por sermos livres podemos dizer o que bem entender? Ou a liberdade de expressão, mesmo tendo o nome liberdade, nos deixa oprimidos em algum momento? Ser livre nos dá direito à tudo?


O ser humano, mesmo diante da modernidade e dos avanços, continua errando feito quando o assunto é Meio Ambiente. O desastre em Mariana-MG é um exemplo disso. Será que é preciso acontecer desastres como esse para se ter a certeza de que a natureza é frágil?

Os carros estão com preços e possibilidades cada vez mais acessíveis e, como nossas ruas foram feitas para poucos carros (burguesia mandou lembrança), a mobilidade está cada vez menor. Em horários de pico chega a ser exaustivo. Existem cidades em que os engarrafamentos demoram mais de 4 horas para acabar. Qual solução para isso quando o transporte público é horrível?

Existem eventos que possui valor e não preço: eis que surge as Olimpíadas. Vocês sabiam que o lema dos Jogos Olímpicos são voltados para o amor e a amizade? Que mais do que ganhar, o evento presa a solidariedade e o respeito? Pois é. E o Brasil trouxe isso para o povo, junto com os jogos vieram esperanças de dias melhores. Qual outro benefício que os jogos trouxe para você ou para o povo brasileiro? 

Não é um problema apenas da era moderna. De fato, sempre tivemos pouca água doce para o consumo, mas, é importante que essa água seja economizada, tendo em vista que é um bem incalculável e intransferível e que não existe em abundância. O desperdício é comum, principalmente na classe alta, segundo pesquisas. 


Todos sofrem. Nunca estamos satisfeitos com o que enxergamos no espelho. A sociedade impõe a cada estação o que é moda, e todos os dias nos sentimos inferiores aos atores de novelas que estão sempre lindos e radiantes. Mas, será que esse é o propósito de tudo? Humberto Gessinger, cantor do Engenheiros do Hawaii, já dizia que ninguém = ninguém, e que nossas diferenças nos tornam únicos. Assim, para quê seguir um padrão? 

Onde jogar o celular velho de apenas 1 ano de uso? Ou aquele computador de tubão que ninguém usa mais mas que ainda funciona? Pilhas, baterias, eletroportáteis, eletrodomésticos... A atualidade gera um lixo grandioso e que muda muito rapidamente. O que fazer com esse lixo? Reciclar? Reutilizar? 

Não sei nos outros países... Mas no Brasil é comum que se reclame de corrupção. Mas, em contrapartida, a sociedade se acostumou com o "jeitinho brasileiro". Será que furar fila, colar nas provas, falsificar assinatura, pedir atestado médico sem estar doente, não são ações tão erradas quanto as corrupções polícias (mais citadas e lembradas)? Existe corrupção menor e maior? Não seriam todas atitudes erradas que deveriam se extintas? 

Viver num país democrático, onde nossa voz é ouvida, é ter a possibilidade de manifestar seu desejo perante o povo. Você pode escolher, pode dizer não. Você tem valor e administra seu país escolhendo o que acha ser melhor para ele. Na democracia somos o que desejamos ser. E por isso tantos lutaram por ela. Será que valeria à pena um retrocesso tão grande assim por benefícios pessoais? 

Não, você não leu errado. São 20 temas sim, mas os próximos 10 estarão no próximo post. Pq? Porque para fazer uma boa redação é extremamente importante e essencial o treinamento. Treine esses primeiros 10 temas. Teve alguma dúvida? Traz pra cá que eu te ajudo. Meu e-mail pessoal é raay-c2@live.com! Não sou professora de português mas tenho um coração gigante e quero compartilhar meu conhecimento. Na próxima segunda tem mais!  
Ah, tem dúvidas sobre Qual Curso Escolher? Que tal conferir nossa série com dicas importantes e entrevistas especiais com especialistas no assunto (os acadêmicos)? 











2 comentários:

© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo