Hora de morar sozinha: e agora?

25/07/2016 | | |


Passei no vestibular. UHUUUL. Mas a faculdade é do outro lado do país. Como lidar? Se, na época da adolescência, existe sensação melhor do que ser aprovado numa faculdade, eu, com certeza, não vivi. Não que seja coisa de outro mundo mas, é tanta pressão social, da família e pessoal que nos sufocamos. E, por mais que todos digam que você tem todo o tempo do mundo para decidir qual curso fazer, nós mesmos nos sentimos bem pressionados com a chegada do terceiro ano do Ensino Médio (quando cai a ficha que dali para frente é só você). 

Quando se mora no interior, sair de casa para estudar se torna muito comum. Na minha cidade, pelo menos um terço dos meus amigos moram em outras cidades, estados, alguns até país. Graças a uma realidade bem diferente da dos nossos pais, hoje é bem mais fácil sair de casa a procura de novos desafios, horizontes e amores. Mas, não é missão fácil. Existem inúmeros fatores que devem ser levados em consideração, mas o mais importante é: você é forte? Não forte de levantar moinhos, mas de conseguir movê-los com o pensamento. Porque, uma coisa é certa: por mais desapegado que você seja de tudo, ao embarcar numa aventura como essa é preciso ter força, coragem e muita determinação. Todos os dias é uma batalha diferente, na qual é preciso ter paciência e muita perseverança. 

Mas, em contrapartida, existem inúmeros benefícios: morar longe dos pais te torna mais responsável (pagar as contas em dia, manter a casa organizada, fazer almoço ~aprender a cozinhar~, estudar nas horas vagas, saber ao certo com o que gastar seu dinheiro, limitar saídas desnecessárias), mais organizado (afinal, a bagunça é sua e não terá ninguém para arrumar), mais otimista (porque logo as férias vão chegar) e muito, mais muito mais amoroso com sua família e amigos. 

Uma coisa é certa: uma hora, por mais demorado que seja, pelos motivos que seja, será sua vez de desbravar o mundo sozinho. E, de antemão, é uma experiência um tanto incrível (e um tanto assustadora). 

Pensei em contar experiências, dar dicas, ensinar algumas coisas importantes quando o assunto é morar sozinha. O que vocês acham? Acompanhariam? 

Um beijo grande e fiquem com Deus! 

4 comentários:

  1. Aconteceu exatamente igual comigo. Passei na faculdade na capital do estado e vim morar sozinha. Menina, pensa no sofrimento? Logico que tem seu lado bom, mas nao é uma experiencia que eu gostaria de repetir!

    ResponderExcluir
  2. Estou cursando o 3° ano do Ensino Médio e penso em fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Pretendo, prestar vestibular em um internato no mês de outubro, se eu conseguir passar será uma experiencia super nova pra mim e eu já estou mega empolgada.
    Beijos

    www.blogueiramineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu não passei por essa experiência porque meus pais fizeram de tudo para eu não prestar vestibular fora da minha cidade e porque eu também não queria morar sozinha rsrs...mas sempre achei que poderia ser uma experiência muito válida, com certeza vai agregar muita coisa na sua vida e te trará muita maturidade se manter a cabeça longe das influências erradas, que muitas vezes a faculdade nos trás. Com certeza vou amar saber de tudo! Até porque vivi com muita gente de fora na minha faculdade e compartilhava das suas vitórias e desafios!
    Que Deus te abençoe nessa nova fase! Aproveita porque, pode não parecer, mas passa muitooo rápido! rsrs
    Aliás, vai fazer que curso?
    bjos
    https://aninhamorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto . Realmente, uma hora ou outra vai acontecer de termos que sair de casa e encarar tudo sozinha. Parabéns por passar e tenha força pra encarar isso tudo. Não é uma tarefa fácil como você mesmo disse. E faz mais posts sobre morar sozinha, adoro ler sobre . Bjuxxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir

© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo