1 on 7: "há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia"

07/09/2014 | | |


Estou participando de um Projeto Literário em que durante 7 meses estarei postando uma resenha de um livro sobre determinado assunto. O primeiro tema, para encher nossas vidas de alegria, é o nosso querido amor. E eu digo uma coisa - mesmo sendo suspeita para falar - eu amo o amor *-* E o Diário da Filha do Meio é prova viva de que esse sentimento pode alimentar uma pessoa sim! Neste caso, o meu blog! Aqui sempre foi o refúgio dos apaixonados e/ou dos amantes desse sentimento tão confuso e inusitado. E, para fugir dos clichês e ainda assim, viver o clichê do amar, escolhi um conto um pouco diferente do que as pessoas costumam ler, já que foge das modinhas cotidianas. Sempre fui apaixonada por literatura, e disso todos aqui sabem, por isso, escolhi "A cartomante - Machado de Assis", conto que fala do outro lado do amor... O lado obscuro... A traição. E, por se tratar de um conto bem pequeno, espero que todos corram lá para ler *-* 


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Machado de Assis e um pouquinho da história na qual o conto se baseia, clica em continuar lendo e continue aqui comigo *-*

Machado de Assis foi um grande poeta e escritor brasileiro. É um orgulho para mim saber que na minha nação teve um mestre tão grande como ele. Nasceu em 1839, era mulato (fator relevante para a época) e participou da época do Movimento Realista da Literatura Brasileira. Nessa época, fugindo dos principios do Romantismo, era comum falar-se do outro lado do amor. O lado que era "escondido" pela sociedade: a traição. 
Fatos importantes a serem mencionados antes de ler:
1. É importante que o leitor saiba a época em que o texto foi escrito ou ao menos o período que o autor se encontra. Como mencionado, Machado de Assis foi da época do Realismo. Enquanto hoje esse assunto é bastante comum, na época era algo bastante novo e até medonho, levando em conta que ninguém ao menos tocava nesse assunto. 
"A história baseia-se em um triângulo amoroso entre Camilo, Vilela e Rita. Vilela é casado com Rita e Camilo é seu amigo de infância. Ambos voltaram a se reencontrar depois que Vilela resolveu voltar para a cidade onde morava. Camilo passava bastante tempo em sua casa e por isso, também tinha um relacionamento amigável com Rita, esposa de seu amigo. Com o passar do tempo esse contato foi ficando mais intenso e cada vez maior. Essa grande aproximação e, exagerada com o tempo, teve um motivo, a princípio. Camilo teve uma grande perda e seus amigos foram seu único refúgio no momento. 
Desse fato foi surgindo o carinho, e uma forte atração, surgindo uma paixão muito intensa e bem proibida. Rita se apaixonou. Perdidamente. Enlouquecidamente. E, não menos comum, pessoas apaixonadas tem um medo tremendo de ser esquecida, e esse motivo a levou para uma cartomante. Rita queria saber seu futuro, se aquele romance ia perdurar, se realmente tinha sentido continuar vivendo tudo aquilo... Toda aquela paixão proibida... E foi... E a cartomante logo de cara acertou o motivo que tinha levado ela até ali... E isso foi apenas mais um motivo para fazê-la acreditar em tudo..."

E o resultado dessa paixão proibida? Ah!!! Não custa nada correr e ir ler *-* Pode ser online mesmo, o conto é bem pequeno e bemmmm prazeroso. Assis é um talento em pessoa! São, se não me engano, umas 8 páginas! Coisa rápida! Corre lá, ler e volta aqui para me dizer! <3 

Espero que tenham curtido a indicação. Com o projeto estarei trazendo mais indicações para vocês e, a maior parte será nacional, porque gosto de dizer que amo meu país e realmente expor esse sentimento. 

Nota da blogueira: só deixar registrado em todos os rótulos que não sou a favor da traição. Ela não tem motivo. Traição é escolha. Ou você escolhe ser fiel ou escolha não ser fiel. Simples assim. 

Beijos amores <3 Amo vocês! <3  

Blogs participantes: Nós da Rede Achei e Rabisquei No Mundo da Zuka Cantinho da make  Our-constellations 

11 comentários:

  1. Nunca li este conto. É até um crime (risos). E é um dos mais populares de Machado, né!? Tenho agora um grande incentivo, com sua resenha.
    Outro dia falei no blog sobre o conto Um homem célebre, do Bruxo. Amo esse conto! Você já leu?!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase um crime, mesmo hahahaha É bem conhecido sim! E obrigada <3
      Nunca li este conto, mas procurarei na internet :))

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oláaa!!
    Okay, você me deixou curiosa. Que feio, hein?? Haha
    Adorei a indicação, ainda mais porque eu estou mais a procura de histórias/contos nacionais!!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bacana esse projeto! Eu amo livros. Com certeza vou acompanhar.
    Site: Nanda Andrade

    ResponderExcluir
  4. Oie....Leitora nova u.u

    Vc poderia me explicar mais sobre essa esse projeto? Eu amo participar dessas coisas hahaha

    http://mlivrosmmundo.blogspot.com.br/

    Nossa eu já li esse conto se posso classificar assim desse autor, devo dizer que surpresa é pouco comparada ao que fiquei ao ler o final hahahah

    Bjs bjs e até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei explicando no seu blog *-*

      Beijinhos

      Excluir
    2. Oie flor, eu vou querer participar sim. Tem como me explicar melhor como é tals?

      Excluir

© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo